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O Salão de Iniciação Científica (SIC) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, é uma realização da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade e representa um espaço de socialização das atividades de pesquisa envolvendo estudantes da graduação e professores/pesquisadores de diferentes universidades e instituições de pesquisa, regionais e/ou brasileiras.

A Iniciação Científica busca proporcionar ao aluno, orientado por um professor/pesquisador, a aprendizagem de métodos e técnicas de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar científico e criativo, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

 Objetivos:

  • Avaliar a participação dos bolsistas no projeto de pesquisa de Iniciação Científica no qual estão envolvidos.
  • Proporcionar o intercâmbio de conhecimentos e dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas de Iniciação Científica.
  • Promover a divulgação da pesquisa no âmbito da Graduação da Universidade e da comunidade científica e acadêmica em geral.
  • Incentivar a participação dos alunos de Graduação em Programas de Iniciação Científica.
  • Oportunizar aos bolsistas um momento de reflexão sobre sua contribuição para a qualificação do projeto de pesquisa de Iniciação Científica.

Bolsistas de Iniciação Científica CNPq, FAPERGS, PUCRS e de Instituições de Ensino Superior do país e seus orientadores. Além de bolsistas vinculados ao Programa de Educação Tutorial (PET) e alunos voluntários que participam de projetos de pesquisa na PUCRS.

O 26º Salão de Iniciação Cientifica da PUCRS ocorrerá no prédio 40 em formato presencial.

Inscrições  24/2 a 14/3/2025 Até às 18h
Abertura 3/6/2025 10h às 12h | Teatro 40
 Apresentações DATA TURNO
3/6/2025 Tarde: 14h às 17h30min

Noite: 19h às 22h30min

4 e 5/6/2025 Manhã: 8h30min às 12h
Tarde: 14h às 17h30min
Noite: 19h às 22h30min
6/6/2025 Manhã: 8h30min às 12h
Tarde: 14h às 17h30min
Premiação  7/8/2025 16h às 18h | Living 360°

 

O Regulamento contém as informações necessárias para o processo de inscrição. Recomendamos a leitura integral do mesmo antes de realizar a inscrição.

Regulamento: REGULAMENTO 

As inscrições abrem no dia 24 de fevereiro e se encerram às 18h do dia 21 de março de 2025.

Categorias de Público e Valores:

Categoria de Público Valores
Alunos PUCRS ISENTO
Alumni PUCRS ISENTO
Alunos Externos vinculados a projetos de pesquisa CNPq ou FAPERGS na PUCRS ISENTO
Alunos Externos R$ 100,00

No momento da inscrição, preste muita atenção ao preencher os dados do seu trabalho, pois somente essas informações serão consideradas na emissão do certificado de participação.

Modelo de Resumo: MODELO DE RESUMO_2025

IMPORTANTE: Os resumos que não seguirem o padrão e as regras do modelo disponibilizado não serão publicados no e-book.

IMPORTANTE:O agendamento das bancas avaliadoras é realizado de acordo com a disponibilidade dos avaliadores. A Comissão Organizadora se empenhará para atender a preferência de todos os inscritos da melhor forma possível, porém não garante o agendamento da apresentação no turno de preferência.

Tutorial – Inscrições: CLIQUE AQUI

Para se inscrever, sugerimos a leitura atenta das instruções e clique no botão ‘inscreva-se’.

Preencha corretamente os campos indicados no Formulário de Inscrição.

É obrigatório que todos os participantes façam suas inscrições pessoais.

Não se esqueça de informar corretamente o seu e-mail no formulário de inscrição.

Preencha corretamente seu e-mail no formulário de inscrição.

INSCRIÇÕES PRORROGADAS

Todos os resumos serão homologados em até 48h após a realização da inscrição, via envio de mensagem automática ao endereço de e-mail cadastrado.

Os resumos não homologados deverão ser substituídos até a data de encerramento das inscrições, conforme tutorial abaixo.

Caso encontre dificuldades no processo de substituição do arquivo do resumo, contate o Centro de Educação Continuada (EDUCON) pelo correio eletrônico [email protected]

Tutorial – Alteração de Resumo: Clique aqui

As apresentações deverão ser realizadas em formato PowerPoint ou similar. Recomendamos utilizar o formato disponível na página do evento, não sendo obrigatório.

O aluno inscrito fará uma apresentação oral perante uma comissão de 2 (dois) ou 3 (três) avaliadores com duração entre 10 e 15 min, seguida por questionamentos pelos avaliadores por um período total de até 15 min.

O acesso ao evento será autorizado mediante a apresentação da carteirinha institucional. No caso dos alunos da PUCRS, será solicitada a carteirinha de estudante. Para os alunos externos vinculados a projetos de pesquisa na PUCRS, será necessária a apresentação da carteirinha de bolsista, enquanto para os demais alunos externos será solicitada a apresentação de documento com foto.

IMPORTANTE:

– Não serão permitidas apresentações em duplas.

– Não serão realizadas alterações no cronograma de apresentações.

 

Cronograma de Apresentações: EM BREVE

Modelo de Apresentações – Arquivo PPTX: MODELO_APRESENTAÇÃO 26° SIC – 2025

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPESQ

Comissão Coordenadora
Prof. Dr. Draiton Gonzaga de Souza – Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
Profª. Dra. Maria Martha Campos – Diretora de Pesquisa da PROPESQ
Profª. Dra. Laura Roberta Pinto Utz – Coordenadora de Iniciação Científica
Prof. Dr. Marcio D´Avila – Assessor da Coordenadoria de Iniciação Científica
Profª. Dra. Maria Ivete Bolzan Rockenbach – Assessora da Coordenadoria de Iniciação Científica

Equipe Organizadora

Cristiane Dornelles Cardoso – Coordenadoria de Iniciação Científica
Deise Silveira Scheffel – Coordenadoria de Iniciação Científica
Jonatas Dias – Coordenadoria de Iniciação Científica

Equipe de Apoio
PROAF

marista PUCRS - Original - web Logo CNPQ logo-fapergs-300x156

Perguntas Frequentes

Quem é obrigado a participar do evento?
R: A participação de todos os bolsistas de Iniciação Científica com cota institucional PUCRS e bolsistas com cota institucional do CNPq e FAPERGS com vigência de setembro/2024 a agosto/2025 é OBRIGATÓRIA. Esta apresentação faz parte da prestação de contas exigida pelas agências de fomento conforme descrito nos Termos de Concessão do CNPq e FAPERGS e no Termo de Outorga e Aceitação de Bolsa de Iniciação Científica PUCRS.

Quem poderá apresentar o trabalho?
R: O aluno/bolsista inscrito é o único APRESENTADOR.

Qual será o formato da apresentação?
R: A apresentação será presencial, oral e via PowerPoint ou similar.

Como recebo meu certificado de participação?
R: O certificado será encaminhado, via e-mail, após 30 dias úteis do encerramento do evento. Somente receberão Certificado os alunos que comparecerem às sessões e apresentarem os trabalhos.

Como saberei do resultado da avaliação do meu trabalho?
R: O resultado das avaliações será encaminhado por e-mail em data a ser designada pela Comissão Organizadora.

Como os trabalhos são avaliados?
R: O processo de avaliação dos trabalhos obedece aos seguintes critérios: qualidade do resumo, domínio do conteúdo, contribuição para o desenvolvimento da pesquisa, clareza/objetividade na exposição oral do trabalho, utilização adequada do tempo de apresentação, adequação das respostas aos questionamentos da banca avaliadora.

Haverá premiação para o Trabalho Destaque?

R: Todos os trabalhos que obtiverem a nota máxima cinco (5) serão considerados Trabalhos Destaque e receberão um Certificado. Os melhores Trabalhos Destaque por Grandes Áreas serão selecionados seguindo os critérios descritos no Regulamento. Os vencedores serão anunciados no evento de Premiação.

O Orientador precisa estar presente na minha apresentação?
R: Sim. A presença do orientador é fundamental na apresentação do trabalho do bolsista.

Clique aqui e acesse o histórico de anais do Salão de Iniciação Científica.

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